Minerar ou não, eis a questão
A mineração de criptomoedas é uma atividade extremamente valiosa no mundo das moedas digitais. Sua importância se estende muito além do principal ativo digital, o bitcoin.
Nosso time apresenta a viabilidade de minerar criptomoedas diretamente pelo celular, abordando se é uma atividade realmente vantajosa, ou se existem alternativas mais eficazes para entrar no mercado das criptomoedas.
Coadjuvante com papel de protagonista
A mineração é o processo de validação e registro de transações em uma blockchain, a tecnologia por trás das criptomoedas. Ela desempenha um papel fundamental na segurança e funcionamento de redes como a do BTC.
Os miners são recompensados com moedas recém criadas e taxas de transação, incentivando fortemente a manutenção da rede de criptomoedas e ecossistema das moedas digitais.
Entenda a mineração
No sistema Proof of Work, muito comum entre a cripto primária e outras moedas, significa solucionar uma série de problemas matemáticos em tempo pequeno a fim de receber uma boa recompensa em cripto.
A mineração requer muita capacidade de processamento, além de uma ótima conexão com a internet, com um alto consumo de energia. É comum que existam ilhas de mineração com incontáveis computadores, todos conectados ou dispositivos criados para a função de resolver essas equações.
Viabilidade x Acessibilidade
A mineração de bitcoin evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma atividade mais competitiva e nem um pouco acessível. Para muitos, a mineração de BTC por meio de hardware especializado é a única maneira viável de obter lucro.
Esse processo acaba tornando a mineração diretamente pelo celular, geralmente, uma opção que traz pouca ou rara lucratividade para a criptomoeda primária.
Mineração de altcoins e um outro mundo possível
Enquanto a mineração de bitcoin se tornou bastante desafiadora e pouco acessível para dispositivos móveis, outras criptomoedas podem trazer mais espaço, possibilidades e oportunidades.
Moedas menos conhecidas ou recentemente lançadas podem permitir um outro mundo a ser explorado. Elas apresentam diversas oportunidades de mineração pelo celular, com menos concorrência e requisitos de energia mais baixos.
Seus ganhos nas nuvens
Existem outras possibilidades de ganhar criptomoedas pelo celular. Outra forma é a mineração em nuvem, onde se faz um orçamento a fim de utilizar os rescursos de uma empresa terceirizada com sua estrutura mais consistente.
Algumas empresas desse mercado também tem seus aplicativos para Android e iOS. Para isso o usuário deve fazer um contrato, no qual acerta um determinado valor a ser investido e os possíveis ganhos. O custo inicial parte em torno de U$ 150.
Apps, recursos e investimentos
A mineração de criptomoedas pelo celular geralmente envolve a instalação de aplicativos específicos que utilizam os recursos de processamento do dispositivo para resolver cálculos complexos.
Porém, em um evento voltado para desenvolvedores nos Estados Unidos, a Samsung explorou uma inovadora aplicação para o crescente problema do lixo eletrônico: a mineração de bitcoins. Conforme relatado pelo site Motherboard, a empresa empregou 40 unidades do Galaxy S5 – um modelo de celular lançado há três anos e agora considerado obsoleto – em uma estrutura improvisada dedicada à mineração da criptomoeda, dando uso ao lixo eletronico.
Embora seja uma opção relativamente acessível e fácil para começar, os retornos são frequentemente modestos e não valem a pena todos os investimentos feitos para ingressar nesse mercado.
Um dos principais apps de mineração pelo celular: ECOS
Não existe mineração gratuita
Não existe a possibilidade de realizar o processo de mineração de forma gratuita pelo celular. A mineração têm um alto custo. No caso de você vir a receber alguma publicidade de plataformas grátis ou ainda, propostas de lucros fáceis, sem investimentos, pode ter certeza de que se trata de uma tentaviva de golpe.
Em qualquer mercado ou relação profissional, não existe almoço grátis. Se o planejamento é o de não pagar para entrar, pode ter certeza que precisará pagar (e muito) para sair do problema.
Para não esquentar a cabeça (ou seu dispositivo)
Minerar pelo celular em sua parcela de desafios e riscos. O desgaste da bateria do aparelho, além do superaquecimento do dispositivo e a degradação prematura dos componentes são preocupações comuns.
Além disso, alguns aplicativos de mineração podem não ser tão confiáveis, conter malwares ou ainda, serem fraudulentos. Cabe fazer uma boa investigação e pesquisa antes de utilizá-los para não esquentar a cabeça.
Poucas estrelas nas avaliações
Ao pesquisar por aplicativos de mineração na Play Store ou mesmo na Apple Store, é muito comum encontrar avaliações mais negativas das diversas opções disponíveis.
Isso ocorre porque muitos aplicativos não cumprem as promessas de lucro ou podem até mesmo prejudicar o dispositivo. É essencial verificar as análises antes de escolher um bom serviço.
Investir em aprender, sempre é a melhor alternativa
Ao invés de aventurar-se e tomar um risco com seu aparelho celular e recursos em mineração, considere estudar com a Zeroumcripto mais e melhor o mercado de criptomoedas. Investir em aprender é sempre uma abordagem muito mais sólida e coerente.
Com a Zeroumcripto você aprende a investir
É preciso ter uma base de educação financeira para aprender a investir melhor. Nesse sentido torna-se fundamental conhecer sobre os diferentes projetos, análise técnica e fundamentos do mercado.
Isso com certeza vai ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento com bases bem informadas. Saiba mais com conteúdo cripto de muita qualidade e as melhores análises do mercado nos canais do Grupo Zeroumcripto.